Media Center

JBS Couros desenvolve projeto sustentável de tratamento de efluentes em Marabá

02/05/2016

A unidade conseguiu economizar mais de 150 mil litros de água/ano em uma das etapas do processo produtivo do couro

São Paulo, 02 de maio de 2016 – A JBS Couros concluiu, em março, um importante projeto voltado para sustentabilidade em sua unidade de Marabá. Desenvolvida a partir do segundo semestre de 2015, a iniciativa promoveu um ganho de eficiência no processo produtivo do couro por meio de redução do uso e melhoria no sistema de tratamento de efluentes.

Com a implementação de ações como modernização de equipamentos, treinamentos específicos e padronização de processos, a unidade conseguiu ganho de economia de mais de 150 mil litros de água/ano na etapa de remolho, o primeiro passo da transformação da pele em couro efetivamente. O novo procedimento gera economia em toda cadeia e reduz consideravelmente a quantidade de água destinada à estação de tratamento da unidade, além de elevar a qualidade do efluente, evitando, por exemplo, geração de odores durante o processo.

“A JBS Couros busca constantemente por melhorias em suas unidades no Brasil e no mundo. Acreditamos que o ganho da eficiência do negócio está diretamente atrelado às nossas práticas sustentáveis mais modernas, e este projeto segue totalmente essa linha de ação. Esta iniciativa gera benefícios para empresa, para sociedade e para o meio ambiente”, explica Flávia Oliveira, supervisora de meio-ambiente da JBS Couros em Marabá.

O projeto, liderado pela trainee Liliam Silva, envolveu 120 colaboradores da unidade de processamento de couro da JBS em Marabá.

Sobre a JBS Couros
Criada em 2009, a JBS Couros é a maior indústria de processamentode couros do mundo, com 21 unidades fabris e cinco centros de distribuição, em quatro continentes. Atualmente, a unidade de negócios conta com cerca de 10 mil colaboradores em todo o mundo e produz couros nos estágios wet blue, semi-acabado e acabado para os setores automotivo, moveleiro, de calçados e artefatos. Para mais informações, visite www.jbs.com.br e siga os perfis da companhia no Twitter (@JBS_oficial) e Facebook (www.facebook.com/GrupoJBS).

Contatos:

Paula Pedrão